domingo, 19 de maio de 2013

Castrar, um ato de amor



A esterilização ou castração é uma cirurgia que consiste na remoção do útero e dos ovários, na fêmea, e dos testículos, no caso dos machos. Trata-se de um método definitivo. A esterilização de cães e gatos é uma cirurgia que impedirá a procriação. 

Ela deverá ser feita somente por médico veterinário, estando o animal sob o efeito de anestesia geral. 

A esterilização pode ser realizada em qualquer fase da idade reprodutiva do animal. A maioria dos veterinários, entretanto, recomenda que seja feita a partir dos quatro meses. 

A esterilização do macho é mais fácil e mais rápida (a cirurgia dura em média 5 minutos), requerendo menos cuidados no pós-operatório. 

A esterilização das fêmeas, que dura em média 15 minutos, requer alguns dias de atenção após a cirurgia até a completa cicatrização. 

Atualmente muitos veterinários utilizam nova técnica para a esterilização das fêmeas, na qual o corte é menor, tornando a cirurgia e a recuperação mais rápidas. 

Os preços variam de acordo com a clínica veterinária, mas costuma ser acessível. Há veterinários que cobram apenas o custo e há ONGs que fazem campanhas de castração a preços bem baratos. 

Consulte seu veterinário. Ao esterilizar o seu animal você estará praticando um ato responsável: além de evitar crias indesejadas, contribui para diminuir o número de animais abandonados e sacrificados, pois a principal causa do abandono é o descontrole populacional. 


Porque Esterilizar

Esterilize seus animais e ajude a educar a população sobre essa necessidade como ato de amor e responsabilidade. Só assim poderá diminuir o número de animais abandonados e sacrificados, evitando-se crias indesejadas - pois a principal causa do abandono é o descontrole populacional. 

A imensa maioria dos protetores incentiva e até promove (quando possível) a castração em massa, de animais errantes e domiciliados, como principal mecanismo para o controle populacional de animais de rua. Isso para acabar com o extermínio de animais sadios praticado em grande escala em todo o território nacional. 

Para se ter uma ideia, apenas na cidade de São Paulo, por ano, são assassinados mais de 20 mil animais sadios capturados pelas carrocinhas. A grande maioria deles são animais que fugiram de suas casas, ou seus filhotes gerados nas ruas. Além disso, a esterilização é benéfica para a saúde do animal. 

Em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar 73 mil cãezinhos e uma gata com vida reprodutiva pode gerar até 240 mil gatinhos. Não existem lares responsáveis para todos. 


Curiosidades Reprodutivas

Após 6 meses, tanto os machos quanto as fêmeas estão aptos à reprodução.

O ciclo estral da cadela é de 180 dias.

O ciclo esro (cio) é de 15 dias.

Menstruação é de 11 dias.

Ovulação é de 4 dias.

Gestação é de 60 dias.

Cada fêmea canina pode ter 2 partos por ano (aproximadamente 16 filhotes por ano).

Cada fêmea felina pode ter até 3 partos por ano, (aproximadamente 15 filhotes por ano).




Vantagens da Esterilização

A esterilização de animais domésticos é um ato de amor, de respeito pelos animais e de cidadania. Uma gatinha ou cadelinha e seus descendentes não esterilizados podem ser responsáveis pela geração de milhares de novos bichinhos num curto período de tempo. Infelizmente não existem lares responsáveis para todos. Com a esterilização, damos um passo importante para conter o ciclo de abandono de animais. Além disso, a saúde do animal será beneficiada e de todos os moradores da sua cidade.


Vantagens Para os Machos


- Diminui as fugas;

- Reduz a demarcação do território (xixi fora do lugar);

- Evita agressividade motivada por excitação sexual constante;

- Evita tumores (câncer) testiculares;

- Controla a população de animais, colaborando com a diminuição do número de animais abandonados nas ruas;

- Evita a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia coxofemoral, catarata, etc.;

- Os animais ficam mais tranqüilos e caseiros.


Vantagens Para as Fêmeas

- Evita acasalamentos indesejáveis, principalmente quando se tem um casal de animais de estimação;

- Evita câncer em glândulas mamárias, ovários ou útero na fase adulta;

- Evita a piometra, uma grave infecção uterina, em fêmeas adultas;

- Evita episódios frequentes de "gravidez psicológica" e suas conseqüências, como infecção das mamas;

- Evita cios;

- Controla a população de animais, colaborando com a diminuição do número de animais de rua;

- Evita doenças transmissíveis por ato sexual ou mordida;

- Evita a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia coxo-femural, catarata juvenil, etc.


Fonte: PEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário