domingo, 24 de fevereiro de 2013

Não compre animais: A D O T E ! ! !


No CCZ de Maceió há vários animais a espera de um lar

Mãezinha e filhotes nascidos no CCZ esperam adoção
A vida de um animal abandonado é triste e pode ser muito breve. Em geral, ficam largados nas ruas ou BRs, entregues a todos os tipos de reveses, desde a invisibilidade - passando por muita fome, sede, frio ou calor excessivo, doenças, solidão, tristeza e muito medo - até a violência insana de alguns humanos que estupram, espancam, escravizam, torturam ou desprezam esses seres indefesos sem um pingo de remorso, com toda a selvageria e crueldade de que um humano pode ser capaz, a exemplo de tantos e tantos casos que temos visto.

Às vezes, ainda, pode acontecer desses animais serem recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), onde recebem água fresca, alimentação e cuidados veterinários, caso necessário, e permanecem trancafiados aguardando a sorte de uma adoção decente. Sim, porque, infelizmente, muitas vezes, são entregues a adotantes que fazem da sua vida tão sofrida um terror ainda pior. Isso ‘quando’ aparece alguém disposto a adotar. Algo, por sinal, muito raro.

Esse menino é super esperto e também
espera que você o leve pra casa
Os animais recolhidos pelos CCZs não podem ali permanecer indefinidamente. Afinal, a prisão é uma punição cabível apenas aos criminosos e não a seres inocentes. Manter um animal trancafiado é condená-lo à morte lenta e sofrida, sem alento, sem carinho, sem a esperança de um lar amoroso e acolhedor onde possa, enfim, desfrutar do sentimento de felicidade possível ao lado de alguém que lhe mostre que nem todos os humanos são iguais.

Acontece que nesse ponto ficam a depender da boa vontade da sociedade, que seus membros comecem a ter a sensibilidade necessária para compreender que não faz sentido COMPRAR animais quando há tantos em abrigos, em CCZs e nas ruas precisando apenas de uma chance, de um olhar de quem de fato os enxergue.

O Centro de Controle de Zoonoses de Maceió, por exemplo, está repleto de animais aguardando um lar. A maioria dos que estão lá hoje foi apreendida numa ação conjunta com o Batalhão de Policiamento Ambiental, motivada por este blog, que os resgatou dos maus tratos infligidos por moradores de rua, no Conjunto José Tenório. Naquele momento, o melhor foi feito – tirá-los da situação de risco em que se encontravam, doentes, subnutridos e sob espancamentos constantes. Foram recolhidos, medicados, alimentados e se mantêm em segurança. Passados mais de quarenta dias, ainda aguardam adoção.

Todos os dias o caso tem sido divulgado nas redes sociais, porém, sem o êxito desejado. São mais de trinta cães entre filhotes, jovens e adultos, machos e fêmeas, saudáveis, que precisam e merecem ser adotados de forma responsável. A maioria Sem Raça Definida. Além de vários gatos lindos e dóceis. Ai fica a pergunta: cadê a sociedade? Cadê as pessoas de bom coração? Por que ninguém ainda se sensibilizou com a história desses peludos? Por que ninguém se prontificou a levá-los para casa? Por que ninguém fez absolutamente nada? E por que alguns ainda se acham no direito de criticar a solução encontrada sem empreender nenhuma atitude mais satisfatória, além da língua ferina afiada?

Essa coisa de fazer questão por animais ‘de raça’ é, no mínimo, ultrapassada. Coisa de gente ignorante, que se preocupa mais com as aparências, em exibir marcas e atestar status, ainda que de fachada. Coisa de gente fútil que valoriza mais a etiqueta que as batidas de um coração. Ou de gente fútil que nunca teve o insight de perceber o apelo comovente por compaixão expresso nos olhos de um animal.    

Em meu ponto de vista, essa é uma situação preocupante, merecedora de reflexão porque se constitui em mais um grave indício do egoísmo que assola a humanidade tornado-a vítima fácil da violência crescente e da impunidade.  E a maioria de nós assiste inerte a todas essas demonstrações, de braços cruzados e ar de quem não tem nada com isso como se esse mal todo jamais pudesse nos atingir. Mera ilusão.

SERVIÇO

O CCZ de Maceió está localizado na parte alta da cidade, próximo ao bairro Forene. Fica aberto à visitação pública, diariamente, das 8h às 12h. Os telefones para contato são 3373-9182 e 3315-5462. As adoções são viabilizadas mediante a entrega das cópias do RG e do comprovante de endereço.

Adote um animal abandonado e descubra como é bom sentir que alguém o ama incondicionalmente. Ele jamais o deixará e será seu melhor companheiro durante a vida inteira. Mostre que você é um humano de raça e aja com a mesma grandeza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário