terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Qual caminho leva ao coração dos homens?



Estive refletindo sobre os motivos que me levaram a criar este blog. Na verdade, não é algo plural e sim muito singular. Um único motivo. Para mim, grande o suficiente para motivar essas e muitas outras ações: a necessidade urgente de tentar, de alguma forma, acabar com tantos sofrimentos impingidos aos animais.

Respeito e admiro veementemente o trabalho realizado pela multidão de protetores espalhados por esse Brasil afora e pelo mundo. Afinal, são eles que promovem ações essenciais que fazem toda a diferença na vida dos peludos socorridos. São missionários que abraçaram uma causa bastante sacrificante, repleta de casos dolorosos, que os fazem se confrontar diariamente com vários bichinhos que foram maltratados aos extremos por seres pertencentes a nossa própria raça. Impossível não sofrer com isso.

No entanto, esse é um trabalho desgastante e cheio de limitações porque é reincidente. Concordo que, apesar de todas as dificuldades e tormentas, nada supera a sensação de felicidade mediante o dever cumprido quando da recuperação de cada animal que alcança a bênção de recuperar a saúde e encontrar um adotante responsável e amoroso que lhe dê uma nova chance de vida. E é justamente por isso que, há tempos, algo em meu íntimo clama por mais.

Penso que o cerne de toda essa problemática consiste no endurecimento do coração do homem e que, talvez, a solução resida exatamente no despertar da compaixão, na eclosão da sensibilidade, na compreensão de que nossa pretensa ‘superioridade’ (embora, particularmente, eu não reconheça nos humanos essa condição) só encontra razão de ser se colocada à disposição do servir, cuidando e protegendo as outras espécies de forma altruísta e solidária. Do contrário, a raça humana continuará como está – repleta de reacionários homens das cavernas a retardarem a percepção e a vitória da essência do amor.


Criei este blog motivada pela forte necessidade de fazer algo mais. Tentar encontrar um caminho que leve ao coração dos homens para neles plantar a semente da transformação. Porque acredito mesmo que tudo isso poderá ser diferente se for realizado um trabalho de base sustentado pelos conceitos de moral e de ética, de compaixão e igualdade.

Parei para refletir e constatei que neste espaço está sendo feito apenas mais do mesmo. Não quero isso. Quero, sim, realizar um trabalho educativo através do qual as pessoas se inquietem e se sintam responsáveis por tudo o que acontece com os animais - quer seja por sua própria ação ou por sua omissão. E que, a partir daí, não consigam mais encontrar paz nem na inércia nem na conivência. Que um apelo maior por bondade e justiça grite em seu ser impulsionando-as ao bom agir.

Não estou convencida de que será postando casos horrendos que nos comovem e indignam que alcançarei esse objetivo. Não mesmo. Por isso, resolvi abrir meu coração e pedir sugestões a todos vocês. 

Qual vocês acreditam ser o caminho mais interessante a adotar aqui para atingir esse objetivo? O mais acertado? O mais didático? De que forma assumir, efetivamente, o papel de porta-voz da causa animal, sem apenas ‘chover no molhado’ ou andar em círculos o tempo todo?

A palavra é de vocês. Peço que se pronunciem aqui, por meio dos comentários, ou pelo e-mail jornalalmadebicho@gmail.com

Participando você estará nos ajudando a transformar o modo como as pessoas pensam e tratam os peludos.

Obrigada e até a próxima!

5 comentários:

  1. é tão triste quando amamos tanto nosso bichinho e ele foge some e não conseguimos encontrar não é pq sou homem q vou ter vergonha mais gente eu não paro de chorar ela é como uma filha para mim , dorme comigo , acorda comigo , assisti tv comigo é minha parceira em tudo ... estou sentindo muita falta dela ... parece q está faltando um pedaço de mim ... estou triste d+ e até minha mãe já está doente por causa do desaparecimento dela ... :`(

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=387410518016778&set=a.109875272436972.19331.100002434993848&type=1&theater

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te compreendo, Felipe. E estás certíssimo. Não tem nada a ver essa história de que homem não deve assumir e demonstrar seus bons sentimentos. Nada a ver mesmo!!! Pelo contrário. Homem verdadeiro é aquele que possui a capacidade de se emocionar e a coragem de não se preocupar com o que os babacas de plantão vão achar, porque esses ai, sim, são os que merecem desprezo.

      E quanto a sua cadelinha? Alguma notícia dela? O que você fez para encontrá-la? Espalhou cartazes pela redondeza? Postou no Facebook? Onde você mora (cidade e bairro)?

      Se quiseres, pode me enviar uma foto dela que divulgo para você. Me mande junto alguns dados, tipo: nome, idade e raça dela; desde quando está desaparecida; onde e como isso aconteceu; se ela tem algum problema de saúde e teus telefones para contato, enfim. Mande tudo para o e-mail: jornalalmadebicho@gmail.com

      Vou te ajudar. E, no mais, vamos rezar para que ela esteja bem e apareça logo.

      Te aguardo.

      Excluir
  2. Você citou no seu blog:"Não estou convencida de que será postando casos horrendos que nos comovem e indignam que alcançarei esse objetivo. Não mesmo. Por isso, resolvi abrir meu coração e pedir sugestões a todos vocês." - Eu, Laura Gomes, sou contra mostrar coisas tipo: aqueles cachorrinhos sendo fritos vivos: Aquelas fotos foram feitas por algum psicopata, pois nos paises que consomem carne de cachorro, são usadas carcaças cozidas, assadas ou fritas - Como aqui no nosso país, fazem com os porcos, cavalos, bois, aves, etc - No entanto, por mais cruel que seja as cenas de violência - Elas precisam ser mostradas, Cláudia Meireles, pois é a única maneira de alertar as pessoas. Mostrar a verdade do sofrimento por que passam os animais submetidos a escravidão promovida pelo preconceito espécista - http://pt.wikipedia.org/wiki/Especismo -, pelo descaso, tortura, estupro, abandono, como mercadoria. Por exemplo, foi através da exposição de fotos sobre touradas, farras do boi, vaquejadas e todos esses tipos de jogos cruéis e sádicos que nós seres ditos humanos promovemos em cima de vidas inocentes é que conseguimos através das redes sociais em muitas cidades espanholas e portuguesas, por fim as "tradições" seculares irraigadas através de séculos e séculos de educação errada, as crianças daqueles países. Aqui no Brasil, também conseguimos vitórias nesse campo e estamos pondo fim as cruéis vaquejadas e jogos nojentos em que os seres ditos"humanos", se sentem "os machos", pasmem - cheios de orgulho (É ridiculo!), porque através do terror, acuam um pobre animal em um curral e o põem a correr e todos sabem o final...

    ResponderExcluir
  3. Também - Minha opinião - se alguém vai abraçar a causa animal, deve ter conciência de abraçá-la por inteiro, sem preconceito espécista, nenhum animal deve ser relegado a menos importância. Este tipo de conciência tende a mudar profundamente a pessoa, e hábitos e crenças em "tradições" inculcadas na infância começam a se desvanecer. É inaceitável alguém ligado a causa animal que salve um bezerro, por exemplo, em risco de vida peça auxílio para tratá-lo, recebe doações de centenas de veganos e depois devore o pobre animal, bizarro não é?? É minha amiga, a causa é simples...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura!

      Suas palavras foram muito importantes para mim.
      Confesso que, realmente, ainda estou meio confusa quanto ao rumo a ser dado ao blog, mas, conversando com vocês, espero ir conseguindo moldá-lo de forma satisfatória ao bem estar dos nossos bichinhos.

      Te peço que te sintas à vontade para ir fazendo observações sobre as postagens e também me informando descobertas de quaisquer tipos que faças a fim de que eu possa investigar e postar aqui.

      Conto com teu feadback e de todos que desejem participar, ok!

      "Brigadão"!

      Excluir