domingo, 6 de janeiro de 2013

Tartaruga passa 20 anos em balde e vira exemplo de superação no Facebook


 Foto: Reprodução/Época


Como acontece muito nos Estados Unidos e no Canadá, pequenas tartarugas são vendidas por vendedores de rua, que colocam os animais em baldes, sem se preocupar com sua saúde. As pessoas compram as tartarugas em um impulso, incapazes de resistir a seu charme, achando que elas vão ficar pequenas para sempre. Mas elas crescem rápido.

A tartaruga da foto, Audrey, viveu durante 20 anos em um balde à base de ovos, sem receber os cuidados adequados. Sem espaço para se movimentar, ela cresceu e ficou com sua carapaça atrofiada, apertando seus órgãos internos. Ela precisava de ajuda, mas só foi levada para um veterinário após a morte de sua tutora. Audrey seria sacrificada, mas o veterinário decidiu levá-la a um centro de resgate e reabilitação de tartarugas, o Little Res Q. Lá ela recebeu o tratamento apropriado e está se recuperando. 

Sua história de superação virou exemplo e Audrey se tornou a “porta-voz” da entidade. Sua página no Facebook foi criada há dois dias e está ganhando vários fãs depois que seu caso apareceu em sites como o Buzzfeed. A campanha protagonizada por Audrey é muito importante. Audrey é uma tartaruga-do-ouvido-vermelho, uma espécie nativa dos Estados Unidos, considerada a tartaruga mais comum do mundo. 

Ela é ilegal como animal doméstico no Brasil, de acordo com o Ibama. Mesmo assim, sua comercialização clandestina acontece com frequência. A venda dessa espécie por aqui causa desequilíbrios ecológicos, já que ela disputa ambientes naturais com as tartarugas brasileiras da espécie.

     Audrey logo após ser resgatada, com as patas atrofiadas (Foto: Reprodução/Época)

    Foto: Reprodução/Época

     Fonte: Época

2 comentários: