quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Resolvido o ‘caso do José Tenório”


Apesar do engessamento do poder público, lado humano dos profissionais envolvidos foi determinante no salvamento dessas vidas

Bebês de cães nascidos durante o resgate

Finalmente, após 21 dias de uma exaustiva espera, os animais mantidos sob constantes maus tratos por moradores de rua, no Conjunto José Tenório, foram resgatados. O caso, que ganhou destaque nas redes sociais, foi prontamente abraçado pelo Blog Alma de Bicho que oficializou denúncia junto à Comissão de Bem Estar Animal da OAB e cobrou, diariamente, uma ação dos órgãos competentes rumo ao desfecho alcançado.

Numa ação conjunta do Batalhão de Policiamento Ambiental do Estado de Alagoas (BPA) com o Centro de Controle de Zoonoses de Maceió, sete cães e um gato foram salvos das garras de dependentes de drogas pelos quais eram espancados e até já haviam sido jurados de morte. Segundo os veterinários do CCZ, além de doentes, os animais estão subnutridos já que não recebiam nem água nem alimentação adequada.

Mãezinha recém parida
Os peludos, entre eles uma cadela que entrou em trabalho de parto durante a operação, foram levados ao CCZ onde serão submetidos a exames e receberão o devido tratamento. A médica veterinária Carla Loureiro, responsável pelo Controle da Raiva, garantiu que "os animais não serão eutanasiados. Todos serão devidamente tratados, sem sofrerem qualquer dano, até porque há uma determinação do Ministério Público Estadual que impede a prática de eutanásia em animais saudáveis ou com possibilidades de recuperação", garante. Quando recuperados, eles serão encaminhados à adoção responsável e para isso contam com o empenho de Vera Loureiro, a protetora que descobriu e divulgou o caso em busca de ajuda. 


“Amo os animais e tenho todos como meus filhos. Esses de hoje são os meus caçulas já que são os últimos pelos quais estou me responsabilizando”, diz a protetora. “Acompanhei o resgate e sinto-me imensamente feliz em saber que, enfim, eles saíram daquele sofrimento e farei tudo o que eu puder para ajudá-los”. Emocionada, Vera agradeceu aos policiais e aos veterinários, Lindomar Machado dos Santos e Carla Loureiro, e chamou a todos de ‘anjos dos animais’.

As pessoas interessadas em contribuir com a medicação e a alimentação dos animais resgatados poderão manifestar seu interesse enviando nome e telefone para o blog jornalalmadebicho@gmail.com.

Gatinha recebe cuidados e vai para adoção
Mais Vítimas

Os moradores de rua ainda mantêm sob custódia uma égua e mais três cães em situação similar que não estavam no local por terem saído com um dos homens que faz trabalhos como carroceiro. Segundo relatos, a equina também estaria muito debilitada. O tenente Victor, oficial responsável pela operação, informou que a investigação terá continuidade e esses animais também deverão ser apreendidos. O “Alma de Bicho” está de olho e vai cobrar.  

Essas cadelas estão prenhas e podem dar a luz a qualquer momento

Impunidade

Maus tratos contra animais é crime ambiental e, conforme a Lei 9.605/98, artigo 32, a pena para quem incorre nessa prática é detenção de três meses a um ano e multa. Por não possuírem documentos nem endereço fixo, os meliantes, simplesmente, não podem ser presos. Eles foram informados de quais ações constituem maus tratos contra e advertidos de que em caso de reincidência serão conduzidos à delegacia onde será lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). No entanto, ainda assim, não ficarão presos. A prisão somente poderá ocorrer caso sejam lavrados dois TCOs no período de seis meses, segundo informou a autoridade policial. 


Cão "Galego" também apreendido na operação do Zé Tenório / Divulgação

OAB

O encaminhamento da denúncia do ‘caso José Tenório’ aos órgãos competentes foi a última ação realizada pela Dra Adriana Alves enquanto presidente da Comissão de Bem Estar Animal da OAB que, como sempre, abraçou a causa e agiu imediatamente em busca de uma solução.

Apesar disso, houve uma demora absurda no encaminhamento de uma solução que, no final das contas, não exigia maiores complicações. É uma pena que os poderes constituídos atuem de forma tão morosa, o que culmina num descrédito quase que total de uma sociedade já tão incrédula.

Esses dois garotões também estavam no Zé Tenório e vão para adoção

Todos sabemos das dificuldades enfrentadas pelo poder público. O caminhão do CCZ que transporta animais de grande porte. No entanto, nada justifica tamanho descaso com a vida. Principalmente com as vidas de seres indefesos que precisam tanto dos humanos para protegê-los.

Em Tempo 1

Desde o final de 2012, essa jornalista que vos escreve (que é também defensora dos animais) tenta obter uma entrevista com o prefeito Rui Palmeira justamente para saber quais seus projetos e intenções relativos à causa animal, uma vez que, dizem as boas línguas, seria ele simpático ao assunto. No entanto, até o presente momento, conseguimos sequer uma previsão de quando essa entrevista poderá nos ser concedida. 

Vale frisar que o caminhão utilizado para o transporte de animais de grande porte do CCZ está quebrado desde novembro do ano passado, sem previsão de conserto. Assim como também ainda não é sabido quem será o novo diretor da instituição. Fato é que o posto está vago.

Essa mocinha é uma filhota ainda e espera adoção responsável também

Em Tempo 2

Do mesmo modo se dá em relação ao novo presidente da OAB Alagoas, Thiago Bomfim. Este blog organizou um abaixo-assinado através do qual reuniu cerca de 800 assinaturas de protetores e defensores dos animais em prol da permanência de Adriana Alves à frente da Comissão de Bem Estar Animal daquela Casa.

A mobilização foi informada aos assessores do presidente desde o dia 02 de janeiro quando informamos de nosso interesse em sermos recebidos em conjunto com uma comissão representativa de protetores para entregar-lhe o referido documento e unir forças em busca de ações mais eficazes que ajudem a por fim às tantas violências cometidas contra os animais e que reduzam o alto índice de impunidade.

Enquanto isso, vários casos graves estão acontecendo e os protetores não conseguem denunciar porque o destino da Comissão é desconhecido e até o momento não há quem responda por ela.

5 comentários:

  1. Ola Cláudia Meireles!!!

    Parabéns por seu blog e por sua militancia a favor dos animais de Maceió que tanto sofrem com esse tipo de situação e nas mãos de pessoas tão abominaveis quanto essas relatadas por você. Descobri o seu blog hoje e vou ficar acompanhado e divulgando suas postagens.

    Abraço e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Arnaldo!

      Obrigada por se comunicar.

      Fico feliz que tenhas gostado do blog.
      Realmente, há casos de maldades muito piores do que imaginamos sendo cometidas contra esses seres tão indefesos. O bicho homem pode ser monstruoso quando quer. Temos muito o que fazer. O negócio é cada um arregaçar as mangas e fazer o possível para protegê-los.

      Seja bem-vindo e conte sempre conosco.
      Grande abraço.

      Excluir
  2. parabéns pelo lindo trabalho eu moro ai no ze tenorio e estou super feliz e triste ao mesmo tempo , pois esse barbudinho da penultima foto ele sempre ficava la em frente ao predio e nos o alimentavamos , lhes dava banho e fazia o que fosse preciso, infelizmente como moramos em apt n tinhamos como criar pois ja tenho 1, mais fico super feliz pois ele assim tera um lar , ele é super docil , só é um pouco assustado , mais todas as tardes e a noiteele ficava la no predio la tinha um deposito para ele e outros que ja sabiam onde tomar água , espero que ele encontre realmente um lar . triste e feliz, gostaria de saber se poderiamos fazer uma visita a ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana!

      Eu te compreendo, sim. Imagino bem o que deves estar sentindo. Mas, não esquenta, não. Se Deus quiser, esse peludinho ficará bem. E, sim, é claro que você poderá visitá-lo. Basta te dirigires ao CCZ e dizer que quer visitar os cães da Vera Loureiro (protetora que os acompanhou).

      Eles estão precisando de ração e toda ajuda que conseguires será muito bem vinda. É que lá não há comida e eles dependem de nós em tudo.

      Vamos rezar e divulgar bastante para que todos sejam logo adotados por pessoas responsáveis e de bom coração.

      Grande abraço, menina, e obrigada pela força.

      Excluir
  3. eu que tenho a agradecer Cláudia por esse trabalho tão importante , la mo ze tenorio tem duas cadelinhas de rua que estamos cuidado delas em uma garagem pois as duas tiveram filhotes juntos são 8 graças a deus ja estao todos dados e assim que ela desmamar vamos ver para podermos operar elas e se possivel quem sabe uma adoção, eu moro no prédio em frente onde foi recolhido esses animais , pelo que eu via essas pessoas tinha um imenso carinho agora nunca soube de maus tratos com eles , mais se eles esses animais podem ter um lar de verdade que assim seja feito , temnuma de rua tbm que é muito conhecida la no ze ela deu cria la no predio cuidamos dela , ela adorçeu com leite pedrado , criou bicheira olha foi tanta coisas e sempre a cuidamos muito bem , eles sabem onde tem ração e água sempre estao la no prédio ate porque eles sentem quando gostamos, esse barbudinho era um deles, ele n podia ver a minha irma que ele era apaixonado por ela fica o tempo todo olhando aqueleolhar de admiração, quandominha irma me contou ontem meus começei a chorar porque mesmo n convivendo conosco em casa mais a gente se apega e muito, pq a gente ja tem a hora de descer pra alimentarmos eles, a hora do banho que é aos sabado no predio mesmo,mais fico feliz e gratificada por ter no mundo pessoas assim que nem vc que nem e que nem muitos que tem por ai, queria saber de vc onde é que fica o ccz que horario que funciona e os dias das visitas, ah qual é a ração que eles comem, o barbudo a gente dava a pedigree pois é a mesma do meu cachorro , eu trab de seg á sexta o dia todo e sabado atá as 13:00 ai queria ver os horarios para eu ir visitar-los, abraços

    ResponderExcluir